10 de agosto de 2009

A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos

Porque nada melhor que passar um dia enroscado no sofá acompanhado de um bom livro, uma boa música e maço de tabaco...

Desta vez a escolha vai para "A Fórmula de Deus" de José R. dos Santos, obra que adquiri na semana passada.

Enredo: Contratado para decifrar um manuscrito de Einstein só agora descoberto, Tomás Noronha, professor universitário, envolve-se num jogo duplo entre o Ministério da Ciência Iraniano e a CIA, procurando desvendar a prova científica da existência de Deus, descoberta por Einstein, embora o Irão e os EUA julguem que o documento do cientista expõe a fórmula para fabricar facilmente uma bomba nuclear.
Com a ajuda de Ariana Pakravan, por quem se apaixona, ele tenta sair ileso de mais uma aventura. Enquanto o seu pai tem os dias contados devido a um cancro do pulmão, Tomás tem de escapar às perseguições dos iranianos, após os ter traído para ajudar a CIA. É Ariana quem o ajuda, acabando por se deixar levar pelos seus sentimentos relativamente ao português.
Após uma viagem que vai desde o Irão ao Tibete, e ainda em Portugal, eles conseguem provar, precisamente no dia do funeral do pai de Tomás, que o documento de Einstein não contém a fórmula para o fabrico para um bomba nuclear, mas sim uma tese científica relativa à existência de Deus.

3 comentários:

Carlos disse...

Já li e amei! Vais gostar de certeza... fim inesperado, como sempre!

Cumps 0/

Ines ninika disse...

Eu tambem já li. e gostei bastante! passa no meu Http://nosilenciodapraia.blogspot.com

Anónimo disse...

SabES quem ME fazES LeMbRAR de cada Vez QUE lEio ALgO escRiTo POr tI? EXcEpTo AS cÁBULAS, CLARO ;) e AINda MAIS cOM esTA tUA desCrIÇÃO - SE Me pERmItes PAssO A cItá-LA: "Porque nada melhor que passar um dia enroscado no sofá acompanhado de um bom livro, uma boa música e maço de tabaco..." ... uM de tantos, dOS mElhOres esCRiToRES Do PAIS: alberto caeiro, na Sua geneaLIdade na REpRoDução DO BANAL, ou fernando pessoa na Sua FoRça DE senTiMENTO E quEStÃO DA sOcIeDADE, ou eça de queirós NA sua EXactiDÃO TAO peculiar de ALgO TAO simples Como AS poRTADas de UMA janela... ou... TANtOS e tanTos!