30 de dezembro de 2009

Avatar - Uma Realidade (in)Virtual

Sim, já passam das 4 da manhã e aqui estou eu num dos meus vícios!
Para aqui estar a uma hora destas, o motivo é muito forte, e se não deitar cá para fora tudo agora, depois já não vai ser igual!

Acabei de vir da Alvaláxia, onde fui ver "AVATAR", que deixo bem explícito, em primeiro lugar, VÃO VER!

Quando via os traillers, sempre questionei se iria ver ou não. Em primeiro lugar, não sou adepto de filmes em 3D: mais caros, diferença pouca, óculos feios. Em segundo lugar, demasiada ficção científica em princípio coloco de lado.

Este filme foi a minha surpresa. Pensei que a questão de ter sido o filme mais caro a realizar, e de ser do produtor de TITANIC, fossem só questões de publicidade, mas afinal o filme é mesmo muito bom!

Narra a história de um ex-fuzileiro, que  parte à conquista de um povo alienígena, por questões económicas. Pois ele acaba por compreender a essência daquele povo e revolta-se contra a acção humana.

Colocando uma das características do cinema de parte - a de fuga da realidade -, acho que este filme estreou no momento exacto, e se compararem, muitos factos são coincidentes com a realidade.

Temos Barack Obama, que moveu multidões e deu esperanças ao mundo, recentemente condecorado com o Prémio Nobel da Paz, a meu intender pelas supostas acções que irá praticar. Temos todo um mundo que se divide: dum lado questões económicas, de outro as questões sócio-morais.

Até que ponto um homem cosegue acabar, e não simplesmete lidar, ou tentar diminuir, toda a falta de moralidade e eticidade no mundo?

Ainda há pouco tempo surgiu a questão de Copenhaga, em que países ricos sobrepunham-se aos pobres e impingiam os seus interesses sobre os demais! Todos os dias ouvimos de falar de atentados, consequência em grande parte da guerra do Iraque, a busca de Petróleo! No Continente africano, milhares são as famílias que se deslocam centenas de quilómetros, em busca de novo lar, expulsas de sua casa por uma guerra que não é sua! Temos conhecimento do tráfico de diamantes na África, e que fazemos?

O filme trata as mesmas situações, mas os humaos são azuis! Para quem gastou os 6.10 euros no filme que dê uso ao dinheiro que gastou, e pense no que se passa em redor.

A solução, afinal pode estar nas nossas mãos! Como dizia o Srº Premiado, Yes, We Can! 

Então, Srº Presidente? Agora já não consegue?

Sem comentários: