25 de março de 2011

E as Bolsas pá?

Os últimos 2 dias foram de protesto.

Armem-se as barracas, montem-se as tendas! Alunos de várias faculdades da Universidade de Lisboa começam a reunir-se por volta das 19h do dia 23, no Jardim da Alameda. Objectivo: YES WE CAMP! Uma iniciativa que visava mostrar o descontentamento dos Estudantes universitários pelo actual regime de atribuição de bolsas.

Na faculdade de Direito a barraca também estava montada! Decorria ao mesmo tempo uma RGA para aprovação dos Relatórios de Contas e de Actividades.
Agitavam-se as bandeiras eleitorais, listas atacavam listas, sempre na tentativa de mostrar-se melhor que a outra.
Falaram-se coisas acertadas, mas também houve quem, se tivesse ficado calado, tinha ganho mais. No fim deu-se a tourada. Eu não vi, que não lá estava, mas segundo consta um determinado individuo (indevido)  pensou que aquilo fosse o Campo Pequeno e começou a empurrar toda a gente de forma a poder chegar a um membro da sua lista que estava a ter uma conversa civilizada com membros de outra lista. Porquê esta reacção? Medo que se descobrisse alguma coisa?

A RGA termina e a AAFDL começa a montar as faixas na Faculdade. Dia 24 a Faculdade de Direito de Lisboa não abre!

Depois de uma noite mal dormida, era dia de protesto! 
Não apareceram os alunos que deviam: bolseiros, contava-se pelos dedos das mãos, e essa foi uma falha.
Numa entrevista, questionaram-me a quem queria que a mensagem chegasse. A resposta é simples: ao Governo que caiu, ao Governo que lá for cair, à Assembleia da República, mas também às pessoas em casa: muitos pensam que os estudantes bolseiros vivem à grande e à francesa - mentira!

Foram 2 dias de luta, que me deixaram sem voz, mas orgulhoso, porque estive lá, na luta pelo que acredito. Esta manifestação foi o início, não se pode parar agora. Há alterações que urgem ser feitas antes do início do próximo ano lectivo, e nós estaremos cá, a lutar por elas.

2 comentários:

Nove e 1/2 disse...

um indevido??
auuutch

M disse...

individuo (que indevidamente).

Desculpem, ainda estava de ressaca.